3 Projeto de intervenção: uma proposta de atuação psicológica em um orfanato
CURSO DE PSICOLOGIA
JOYCE ZEFERINO DE SOUZA MACHADO
LEONARDO PONTES
SAMARA MARCHIORI MARCHIORI
TAILA GAVA BONINSEGNA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: ORFANATO “RAFAEL THOMS”
LINHARES
2011
JOYCE ZEFERINO DE SOUZA MACHADO
LEONARDO PONTES
SAMARA MARCHIORI MARCHIORI
TAILA GAVA BONINSEGNA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: ORFANATO “RAFAEL THOMS”
Trabalho interdisciplinar apresentado como requisito de avaliação das disciplinas de Estudos Independentes II: Psicologia Jurídica, Tópicos Avançados em Processos de Gestão e Tópicos Avançados em Promoção da Saúde do 10º período do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Linhares.
LINHARES
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2 DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL 3 PROJETO DE INTERVENÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO PSICOLÓGICA EM UM ORFANATO 4.1 INTRODUÇÃO 4.2 OBJETIVOS 4.3 METODOLOGIA 4.4 PROJEÇÃO DE RESULTADOS 4.5 CUSTOS 4.6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
4 ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
Com o advento das Políticas Públicas voltada a crianças e adolescentes, estes passaram a ser considerados como sujeitos de direitos, bem como havendo um dever de ser respeitada a sua peculiar condição de pessoa em desenvolvimento, competindo à família, à sociedade e ao Estado, garantir com prioridade absoluta a efetividade de suas necessidades. (FACHINETTO, 2004)
Isso propõe que seja assegurado todas as oportunidades e facilidades para o pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social da totalidade das crianças e adolescentes, através da articulação de políticas sociais universais, assistenciais – para os que dela necessitarem – e de proteção especial – quando os seus direitos forem ameaçados ou violados. (FACHINETTO, 2004)
A família, é tida como a base da sociedade e nela preferencialmente, deve ser mantida a criança ou o adolescente. Quando isso não é viável desde que comprovada, deve-se procurar