Projeto de marketing para exposição de energias renováveis e fósseis.
Expectativa de mercado
1. Introdução
O projeto desenvolverá a identidade e a comunicação visual de uma exposição cujo tema são fontes de energias renováveis e fósseis, usando uma linguagem compatível ao público alvo, jovens, e ao tema proposto. Essa exposição será vinculada ao projeto “Conexão Arte/Visual” fruto da parceria entre o Ministério da Cultura, Petrobras e Funarte.
2. Proposta
2.1. O produto
O projeto será implantado em escolas públicas da capital de São Paulo. Trata-se da identidade e da comunicação visual de uma exposição itinerante que transmitirá informações de forma clara e adequada aos jovens estudantes sobre fontes e funcionamento de algumas energias renováveis e fósseis.
Para a linguagem da comunicação da exposição, escolhemos a fotografia e o uso da técnica de “light painting”, que de acordo com o wikipédia, também é conhecida como pintura de luz, são fotografias feitas geralmente à noite ou em um quarto escuro, utilizando fontes luminosas em movimento, como por exemplo, uma lanterna, onde se criam intervenções luminosas nas fotografias. Percebemos que é a técnica ideal, por possuir dinamismo e ritmo acelerado, características semelhantes ao nosso público.
A exposição será dividida em duas partes energias renováveis e energias fósseis. A separação e criação do layout de circulação dessas seções serão feitas por placas modulares.
Haverá uma seção sobre energias renováveis onde teremos placas informativas, assim como alguns totens sinalizando o início de cada tipo de energia, que serão as seguintes: biomassa, hidrelétrica, eólica e solar. A outra seção, contará com as placas informativas sobre energias fósseis, além dos totens que manterá a mesma hierarquia das energias renováveis. Os tipos de energias trabalhados nesta seção serão: o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia nuclear.
As placas de informação terão textos e imagens, que serão feitos de