PROJETO DE INTERVENÇÃO E AUXÍLIO AOS MORADORES DE RUA
Intervenção Social a Pessoas em Situação de Rua
Introdução:
Quando se fala em políticas públicas de seguridade social, se propõe a implantação dealternativas que visem minimizar as desigualdades sociais, através da implantação de ações que atendam diretamente a população que se encontra à margens da sociedade, proporcionando a estes sujeitos,autonomia, dignidades e principalmente, caracteriza-los como sujeitos de deveres.
O Sistema Único de Assistência Social, ao prever uma gestão organizada na prestação dos seus serviços, não distante,também prevê quem serão os profissionais designados para atender a esta demanda. Além de firmar a participação de técnicos das áreas bem distintas, também inclui o psicólogo como um dos técnicos defundamental importância na execução dos projetos, programas e ações descritos.
Portanto à atuação do psicólogo como trabalhador da assistência social, este tem como finalidade básica o fornecimento daspolíticas públicas.
A atuação do psicólogo deve ser voltada para a valorização dos aspectos saudáveis presente nos sujeitos nas famílias e na comunidade. A psicologia, portanto, pode contribuir pararesgatar os vínculos dos usuários com assistência social.
A intervenção do Serviço Social com moradores de rua busca amenizar as necessidades humanas primordiais para a dignidade do assistido. Porapresentar um trabalho de campo o serviço de assistência social se vincula as instituições governamentais e até mesmo á Ong´s para cumprir seu respectivo objetivo. Em 1993, o Congresso Nacional aprovoua Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que regulamentou os artigos 203 e 204 da Constituição Federal, reconhecendo a Assistência Social como política pública e direito do cidadão e dever doEstado, além de garantir a universalização dos direitos