PROJETO DE INTERVENÇÃO NO SCFV NA FAIXA ETARIA DE 15 A17 ANOS
O presente relátorio irá relatar as atividades do estágio de campo em Serviço Social no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Serra da Raiz – PB, no período que compreendeu de agosto a novembro de 2013, sob a orientação da Assistente Social Viviane Silva Barbosa e orientação acadêmica da Karine de Andrade Calado.
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no município de Serra da Raiz atua enquanto unidade descentralizada da Política de Assistência Social, sendo o responsável pela organização e oferta dos serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito municipal, ofertando de forma exclusiva o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).
O objetivo principal do CRAS é prevenir as situações de riscos sociais e vulnerabilidades sociais nos territórios a ele referenciado, através do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimentos de vínculos familiares e comunitários, e ainda a ampliação do acesso ao direito e a cidadania.
A equipe do CRAS do município de Serra da Raiz é composta por uma coordenadora, assistente social e psicólogo, recepcionista e oficineira, e duas pessoas nos serviços gerais. Funcionando de segunda-feira à sexta-feira das 08h00 ás 17h00. O público alvo do centro são as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.
A atuação do profissional de Serviço Social no CRAS deve ser pautada por uma perspectiva totalizante que demanda do profissional a identificação dos determinantes socioeconômicos e culturais das desigualdades sociais, além de uma leitura critica da realidade vivenciada pelos usuários, objetivando a garantia e ampliação dos direitos, além da busca pela emancipação e autonomia dos sujeitos sociais assim como coloca a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). É fundamental que as ações dos/as assistentes sociais sejam norteadas e fundamentadas na Lei de Regulamentação da Profissão, no Código de Ética Profissional, assim como nas leis