gestao mercadologica
ANALISE DO SETOR DE MARKETING DA EMPRESA CARRER AGROVEFERINÁRIOS
FABRÍCIO DE FREITAS CARRER
CAPIVARI DE BAIXO, NOVEMBRO DE 2013
1- ANÁLISE DO SETOR DE MARKETING
O marketing oferece ferramentas para entender e analisar essa entre outras variáveis que são de capital importância para qualquer entidade. Limeira (2003, p.1) completa que: Marketing é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.
Falando-se de marketing, inúmeras ideias podem surgir. Alguns acreditam que o marketing é privilegio ou necessidade apenas de grandes corporações. Já outros, tem uma visão simplista e acreditam que fazer marketing se resume a panfletagem, propagandas ou ter um website. Segundo Gracioso (1971, p. 26 apud PINHO 2001, pg. 23):
Marketing é o planejamento e execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, tudo resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa.
Na organização em estudo, o marketing é tratado com grande importância, mas não sendo investido capital significativo sabendo-se que o setor de marketing não faz bem definido.
1.1 Composto de Marketing
O composto de marketing é um conjunto de quatro variáveis controladas pelo marketing: produto, preço, promoção e praça. Segundo Kotler e Ketler (2006 ). São ferramentas utilizadas pelos administradores de marketing para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, bem como auxiliar a empresa alcançar os seus objetivos estabelecidos.
1.1.1 Produto
Segundo Dantas (2005, p. 65):
Em Marketing, produto é tudo aquilo que pode ser oferecido a um mercado, para aquisição ou consumo, como, por exemplo, objetos físicos, serviços,