Projeto De Estagio
1.1 Contextualização
As primeiras creches surgiram na Europa e nos EUA, e sua perspectiva histórica aolongo do tempo trouxeram para o Brasil muitas alternativas curriculares na Educação da infância a ser copiada. A palavra creche significa manjedoura, porque é especifica para crianças muito pequenas, jardim de infantis. Kramer (2006) destaca que no Brasil as primeiras instituições instaladas foram criadas por iniciativa privada, em 1899 fundaram o Instituto de Proteção e Assistência a Infância, com sede no Rio de Janeiro, entre os seus objetivos estava o de atender as crianças menores de oito anos; atender às crianças pobres, doentes, defeituosas, maltratadas e moralmente abandonadas; criando creches, maternidades e jardins de infância.
A fundação do Instituto foi contemporânea a certa movimentação em torno dacriação de creches, jardins de infância, maternidades; da realização de encontros e publicações. Em 1908, teve início a primeira creche popular, dirigida aos filhos dos operários até dois anos.Em 1919 criaram o Departamento da Criança, onde a responsabilidade passava a ser do Estado. Já 1922 surgiram o primeiro congresso Brasileiro de Proteção à infância, cuja função das creches era combater a pobreza e a mortalidade infantil, atender os filhos de trabalhadores e pregar a ideologia da família. “Outra iniciativa foi à criação em 1923 da Fundação da Inspetoria de Higiene Infantil, que, em 1934, foi transformada em Diretoria de Proteção à Maternidade e à Infância” (OLIVEIRA, 2007, p.99). Em 1930 a 1980 os cuidados das crianças já eram defendidos pelas autoridades governamentais, que na década de 1940 foi criado o departamento nacional da criança no ministério da Educação e saúde.
[...] até a década de 60, no Brasil, as creches organizavam seu espaço e seu cotidiano em função de alimentar, higienizar e dar segurança física ás crianças, isto é, possuíam um caráter assistencial. A sua pratica não era, portanto, voltada para a educação, para o