Projeto de Ecoturismo
O Projeto Trilhas de São Paulo é um projeto que foi lançado em agosto de 2008 e que tem por objetivo a convivência no meio natural e apreciação das paisagens. Ele percorre 19 unidades de Conservação do Estado de São Paulo onde os visitantes tem a oportunidade de ter contato com a biodiversidade e com os diferentes ambientes e paisagens que caracterizam a Mata Atlântica no solo paulista além de trilhar os mesmos caminhos dos tropeiros que levavam mantimentos e escravos para as minas de ouro e conhecerá arvores gigantes, que já eram antigas quando os bandeirantes abriram as primeiras trilhas em direção ao interior. As 19 Unidades de Conservação guardam mais de 731.000 hectares de remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado que cobriam o Estado. Além de Objetivos básicos de preservação dos ecossistemas naturais nestas unidades são desenvolvidas pesquisas cientificas, atividades de educação ambiental e turismo ecológico.
Para o projeto foram disponibilizadas placas, placas de trilhas, folders, cadernos de monitoria, além da criação do portal exclusivo.
O projeto ainda tem como trabalho a melhoria nas trilhas, a instalação de placas orientativas, a implantação de trilhas de longo percurso, no Vale do Ribeira e Serra do Mar e Circuito de Cavernas.
Esse projeto tem como parceiro a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, Instituto Ilhabela Sustentável, Sebrae, Abeta, e WWF.
O Parque está localizado a 250 km de distância da capital paulista e a 12 km da cidade de Pariquera-Açu.
Projeto Estratégico Ecoturismo
SMA apresenta Projeto de Ecoturismo para o Conselho de Turismo
P
SMA aprenta Projeto de Ecoturismo para o Conselho de Turismo
Sábado, 01 de Novembro de 2008 às 10h08
Ana Carolina Lobo, responsável pela Gerência de Ecoturismo da Fundação Florestal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, fez uma apresentação, no dia 30, do “Projeto Estratégico Ecoturismo”, um dos 21 Projetos Ambientais