Projeto de Ecologia
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
ECOLOGIA GERAL – BIO 330
PROJETO DE PESQUISA
Equipe: Francisco Castanon, Guilherme Carvalho, Guilherme Frederico, Heliomar Cazelli.
Orientador: Felipe Prado
INTRODUÇÃO
As palmeiras são plantas que pertencem à família Arecaceae, anteriormente conhecida como Palmae ou Palmaceae, a única família botânica da ordem Arecales. Essa família abrange cerca de 205 gêneros e 2500 espécies, que se distribuem por todo o mundo, mas estão centralizadas nas regiões tropicais e subtropicais.
Os indivíduos da família Arecaceae apresentam adaptações morfológicas em suas estruturas que proporcionam uma intensa relação com outros organismos que podem habitar ou apenas visitar essas plantas.
Pertencentes a família Hymenoptera, as formigas são insetos sociais com enorme distribuição geográfica, sendo representadas por mais de 12000 espécies. Elas estabelecem relações mutualísticas com uma grande variedade de organismos, que vão desde outras formigas até fungos e plantas.
As formigas têm um papel extremamente importante, uma vez que são predadoras intensas, são generalistas, consumindo néctar e outros exudatos vegetais, degradando matéria orgânica e participando da ciclagem de nutrientes (Levy & Byrne 1993). As comunidades de formigas também são importantes no processo de remoção e dispersão de semente (Moutinho 1998).
No caso das interações entre plantas e formigas, esses insetos podem utilizar dilatações de folhas e ramos, cavidades em fustes para construírem seus ninhos e implantar suas colônias.
O estudo de comunidades de formigas relacionadas à família Arecaceae é pouco desenvolvido, quando observado o grande número de espécies de formigas encontradas nidificando nas brácteas de palmeiras.
MATERIAIS E MÉTODOS
As coletas serão realizadas em Palmeiras Imperiais recém plantadas, na região da Universidade Federal de Viçosa (MG), conhecida como “Recanto das Cigarras”. Serão utilizados dois métodos de