brenda costa
Pode-se perceber que a beleza é representada como um dever cultural, sobre influências da mídia e da moda, onde o corpo é transformado em mercadoria e o objeto de desejo o corpo padrão, ou, a beleza padrão. Entende-se que o padrão de beleza ideal é mutável e que a busca por este, quando não concretizado, pode acarretar graves consequências ao ser humano.
Os padrões estéticos não são eternos, variam no tempo e no espaço e de uma região à outra. As diferenças entre os povos podem ser influenciadas pelo clima, as crenças religiosas, a história da sociedade, os regimes políticos, os sistemas econômicos, etc. (KURY; HANGREAVES; VALENÇA, 2000). Para melhor compreender o universo cultural estético vamos identificar os principais fragmentos históricos da beleza.
Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e