Projeto De Desenvolvimento De Uma Betoneira
Engenharia Civil
Alunas: Aline Maia Dornelas de Oliveira Isabelle Oliveira
Belo Horizonte, Outubro de 2014.
1 - Introdução
A betoneira foi projeta antes da 1º guerra mundial, funcionava em uma cuba ou cilindro onde misturavam cimento e água com agregados (pedra, areia), para a formação do concreto. Após a 1º guerra mundial e evolução tecnológica é que os alemães utilizaram os caminhões de combate para adaptação das betoneiras surgindo ai o complemento das betoneiras estacionárias.
Surgiu através da necessidade de melhoria dos equipamentos utilizados principalmente nas construções. Sem esta maquina não seriam possíveis tantas melhorias e agilidades nas obras para a reconstrução da sociedade, portanto a betoneira esta para construção civil como os elevadores estão para os arranhas céus.
A betoneira ou misturador de concreto é o equipamento para mistura de matérias de suma importância na construção, sendo este o ícone do desenvolvimento desta.
Hoje a betoneira é também utilizada para outras misturas como, por exemplo, argamassa tanto para assentamento de alvenaria (tijolos, cerâmicas e blocos de concreto) quanto para revestimento de paredes e tetos.
É encontrada em vários modelos. Na Europa e nos Estados Unidos existe a betoneira estacionaria (elétrica ou movida a gasolina) manuais ou recarregáveis e propelidas (misturam material e se deslocam dentro da obra), dumpers , caminhões betoneiras e como complemento caminhões bombas para o lançamento do concreto.
Já no Brasil estas facilidades geralmente encontradas nas regiões Sul e Sudeste, geralmente em obras mais estruturadas. No restante do país ainda existe grande dificuldade em encontrar todos esses produtos.
Na tentativa de amenizar esta dificuldade é que resolvi desenvolver este projeto para proporcionar fácil acesso deste equipamento para o mercado menos evoluído, tornando o processo penoso e pouco profissional mais aceitável e com