Projeto de ciência
No processo em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças transformando-se em conhecimento escolar tem sido chamado de transposição didática.
No processo de construção de conhecimento o aluno reelabora sua própria experiência e passa a conhecer o que sabe ou seja toma consciência de suas representações alternativas ,ao mesmo tempo em que entra em contato com os saberes construídos histórica e culturalmente pela humanidade .problematizando-os ,constrói novo conhecimento ,desde que este faça sentido para ele. Também é necessário sistematizar o que aprendeu, para que o conhecimento se torne um recurso a ser utilizado em outras situações –problemas.
Uma inevitável e desejável valorização do trabalho prático deve ocupar lugar privilegiado no ensino de ciências umas das funções primordiais dos experimentos são com a ajuda do professor e com base nas hipóteses e conhecimentos anteriores, ampliar o saber do aluno sobre os fenômenos naturais e favorecer que ele os relacione á sua maneira de ver o mundo.
Em relação aos registros escritos ressalta -se a importância de favorecer seus diversos tipos ,com variantes segundo a idade dos alunos e a decisão do professor .Eles podem, por exemplo ,transcrever o resumo escrito em um quadro ou anotar o percurso esquemas ,descrever as ações realizadas durante um procedimento, suas observações e conclusões, demonstrando os conhecimentos que já