Projeto de Capta o e Reaproveitamento de guas da Chuva
O projeto de captação e reaproveitamento de águas da chuva (CREAC), para fins não potáveis é altamente sustentável, ao passo que, poderá gerar economia á curto/médio prazo para a população aderente a este projeto, além da economia de recursos hídricos disponíveis na região.
Somente pelo fator financeiro em si, o projeto já pode ser considerado economicamente sustentável. E ainda se levado em consideração a simplicidade estrutural do projeto, o custo-benefício é amplamente viável, podendo assim, qualquer pessoa interessada adquirir e aplicar o projeto. Fazendo de cada interessado seu próprio investidor e beneficiado.
Ainda vale ressaltar a economia de recursos hídricos, pois com a utilização da água reaproveitada para fins não potáveis, como lavar carros, calçadas, pisos, descargas sanitárias etc., poupa-se água potável, haja vista que este é um recurso limitado em nosso planeta.
Objetivo
O reaproveitamento e economia dos recursos hídricos, assim como a economia financeira da população.
Aplicação do projeto
Por meio de uma associação de moradores o projeto será implantado em uma determinada região (bairro, comunidade, cidade), cabendo a criação de uma equipe para a instrução dos moradores interessados. Os moradores deverão adquirir o material necessário, arcar com a contratação de mão de obra para instalação ou mesmo fazê-la, considerando a facilidade da instalação destes materiais.
Materiais necessários
*1 caixa d’água do tamanho desejado
*Calhas, se necessário
*Canos
*1 torneira
*Fita veda-rosca
*Cola adesiva
Orçamento
O Custo dos materiais e instalação do projeto é variável de acordo com o tamanho da casa, e a abrangência desejada. Podendo ser considerado o valor mínimo de R$450,00 sem o custo da mão de obra, para uma casa de 72m².
Projeto Piloto
Equipe:
Marcelo Gustavo da Silva, voluntário, um dos idealizadores do projeto, e responsável pela orientação na instalação da estrutura necessária para o