PROJETO DE AÇÃO 2
LILIAN ROMA DA SILVA SANTANA
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório II
PROJETO DE AÇÃO:
PROMOVENDO A AUTONOMIA DA MULHER CHEFE DE FAMILIA NO DISTRITO DE CALDAS DO JORRO
Tucano
2014
PROJETO DE AÇÃO
1. APRESENTAÇÃO
Nas últimas décadas, a mulher transcende a condição de parte da família, responsável pelos afazeres domésticos, tornando-se comandante desta em diversas situações. Aliada aos novos arranjos familiares, também, em inúmeros contextos, para o sustento de uma família, se fez necessário agregar ao desemprego ou emprego assalariado do pai, trabalhos informais da mãe, de crianças ou de outros parentes.
Neste sentido, a mulher, muitas vezes, torna- se o membro principal do arranjo familiar, ingressando no mercado de trabalho coordenando a renda e assumindo o papel de chefia familia. Com o estágio tive a oportunidade de conhecer e interagir com famílias chefiadas por mulheres, responsáveis pelo sustento da casa e isso me chamou atenção, que a maioria dessas mulheres não possuem qualificação profissional, fator que contribui para a precarização do trabalho, sobrevivem de rendas mínimas, trabalhando como faxineiras, lavadeiras, vendedoras de alimentos, sem vínculo empregatício, e sem a proteção da seguridade social.
As expressões da questão social, são provenientes desse quadro, são famílias em situação de vulnerabilidade social, decorrentes da insuficiência de renda; precarização do trabalho devido à falta de qualificação profissional e baixa escolaridade; fragilização de vínculos familiares.
O referido projeto tem por finalidade, promover através da intervenção do Serviço Social ações voltadas para o empoderamento das mulheres chefes de família com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da mulher no contexto familiar; possibilitar o resgate da autoestima com vista ao enfrentamento dos desafios