projeto de aréa degradada
Um ecossistema torna-se degradado quando perde sua capacidade de recuperação natural após distúrbios. As áreas degradadas podem e devem ser recuperadas a partir de processos que garantam o desenvolvimento de uma cobertura vegetal adaptada ao ambiente onde se encontra. Dessa forma, técnicas que garantam a revegetação dessas áreas são empregadas, entre elas, o plantio de espécies nativas regionais.
A Pró-Ambiente Assessoria Ambiental elabora e implanta projetos de revegetação com espécies nativas florestais, de acordo com a legislação estadual. A partir desses projetos já forma plantadas pela nossa empresa mais de 30 mil mudas de espécies nativas regionais.
Alguns dos itens que fazem parte dos nossos projetos são:
• Levantamento ambiental da área a ser recuperada e de seu entorno;
• Levantamento de flora local;
• Levantamento de fauna local;
• Levantamento do meio fisco (solo, água, clima, etc.;
• Caracterização do empreendimento;
• Indicações de espécies vegetais para o projeto específico;
• Indicações e recomendações técnicas de acompanhamento e monitoramento.
Recuperação de Áreas Degradadas
Imprimir
DEFINIÇÃO
A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.1
A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, em seu art. 2º, distingue, para seus fins, um ecossistema “recuperado” de um “restaurado”, da seguinte forma:
Art. 2o Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
[...]
XIII - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição