Projeto da gol
PROJETO INTEGRADOR II – 6° MÓDULO
GISELE APARECIDA DA HORA LOPES
PÓLO DIGITAL DE REGISTRO
REGISTRO/SP
2011
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
PROJETO INTEGRADOR II – 6° MÓDULO
GISELE APARECIDA DA HORA LOPES
Projeto Integrador apresentado ao curso de Tecnologia em Logística da Universidade de Santo Amaro – UNISA, pólo digital de Registro.
Prof.: Cláudio Alves da Silva
PÓLO DIGITAL DE REGISTRO
REGISTRO
2011
Resumo
ESTE ESTUDO DE CASO TRATA-SE DA EVOLUÇÃO DA GOL TRANSPORTES AÉREO DESDE O INICIO DE SUAS OPERAÇÕES EM 2001. QUANDO A GOL INICIOU SUAS ATIVIDADES AS EMPRESAS DE TRANSPORTES AÉREO NO BRASIL ESTAVAM EM CRISE. HAVIA, NO BRASIL, CONCORRENTES INTERNACIONAIS NO SETOR DE AVIAÇÃO, DEMANDA EM CRESCIMENTO LENTO E ALTOS CUSTOS DEVIDO A ALTO DO DÓLAR. Nesse cenário, a Gol introduz uma operação low-cost,low-fare e atinge 17% de participação de mercado. A descrição de tal operação e de outras opções de estratégia também é discutida neste estudo.
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Histórico da Empresa 4
3 Analise Problemática 5
4 Objetivo 8
5 Principais concorrentes 9
6 Processos internos 10
7 Parceria e relacionametos com forenecedores 12
8 Parceria e relacionamento com clientes 13
9 Imagem da Companhia Aérea GOL 15
10 Conclusão 16
11 Cronograma das atividades 17
12 Referências bibliográficas 18
1 INTRODUÇÃO
O CENÁRIO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL VEM APRESENTANDO INTERESSANTES MUDANÇAS, AINDA QUE MUITAS DELAS A PASSOS LENTOS DESDE O INICIO DA DÉCADA DE1990, O DAC (DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL) TEM EFETUADO UMA POLÍTICA DE FLEXIBILIZAÇÃO DOS PREÇOS DAS TARIFAS AÉREAS. ENTRETANTO, APENAS RECENTEMENTE, SOBRETUDO A PARTIR DO ANO 1998, É QUE MEDIDAS DE MAIOR TRANSPORTE AÉREOS, O TÉRMINO DAS OPERAÇÕES DA TRANSBRASIL NO INICIO DE DEZEMBRO DE 2001, ANAC (AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO) QUE TEM, DENTRE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESMILITARIZAR O