Projeto cooperluxo
1433 palavras
6 páginas
PROJETO COOPERLUXORECICLANDO O LUXO DO LIXO
FASES DO PROJETO
(AVALIAÇÃO DA REALIDADE
(IMPLANTAÇÃO
(FUNCIONAMENTO
(GERENCIAMENTO
AVALIAÇÃO DA REALIDADE
(CONHECIMENTO DA REALIDADE LOCAL
A CIDADE ENVOLVIDA TEM HOJE UMA POPULAÇÃO FIXA DE APROXIMADAMENTE 90.000 HABITANTES, E NA ALTA TEMPORADA PODENDO CHEGAR ATÉ 400.000 HABITANTES, SEM DÚVIDA TODAS ESSAS PESSOAS GERAM MUITO LIXO.
OUTRO FATOR IMPORTANTE É O SETOR COMERCIAL E DE SERVIÇOS, ONDE É GERADO MUITO MATERIAL PARA SE RECICLAR. NESTE CASO, A COOPERATIVA PODE FAZER PARCERIAS COMA REDE COMERCIAL E DE SERVIÇOS E ESTAR FAZENDO A COLETA DESSES MATERIAIS.
NO CASO DO LIXO, DEVIDO A INTERDIÇÃO A DA ÁREA ONDE ERA DEPOSITADO, CONHECIDO COMO LIXÃO NA, A PREFEITURA FOI OBRIGADA A REALIZAR O TRANSBORDO DE TODO O LIXO QUE A CIDADE PRODUZ, PARA OUTRA CIDADE, PARA UM ATERRO SANITÁRIO APROVADO PELOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS.
SEM DÚVIDA, TODO ESSE PROCESSO GERA UM ALTO CUSTO PARA A PREFEITURA DA CIDADE ENVOLVIDA..
NUM PRIMEIRO MOMENTO, A IDÉIA É FAZER UMA PARCERIA COM A PREFEITURA, E ANTES QUE TODO ESSE LIXO SEJA TRANSPORTADO, ELE PASSE POR UMA ESTAÇÃO DE TRIAGEM NA COOPERATIVA ONDE SERÁ SEPARADO TODO O MATERIAL RECICLÁVEL, E O RESTANTE SERÁ ENVIADO À ESTAÇÃO DE TRANSBORDO.
UM DOS PONTOS POSITIVOS DO PROJETO, É QUE APÓS ESSE PROCESSO O VOLUME DE LIXO A SER TRANSPORTADO PELA PREFEITURA, SERÁ CONSIDERAVELMENTE MENOR, CONSEQUENTEMENTE DIMINUINDO CUSTOS.
OUTRO PONTO POSITIVO DO PROJETO É A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA PARA AS PESSOAS, ALÉM DE HUMANIZAR A ATIVIDADE DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
PARALELAMENTE A ESSE PROCESSO, SERÁ IMPLANTADA A COLETA SELETIVA NOS BAIRROS DA CIDADE.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO EMPREENDIMENTO
APÓS AVALIARMOS TRÊS COMPONENTES PRINCIPAIS, COMO, ESTIMATIVA DE RECEITA, DA DESPESA E DEFINIÇÃO DE UM RENDIMENTO MÉDIO POR CATADOR, CHEGAMOS A CONCLUSÃO DE QUE A COOPERATIVA SERÁ AUTO SUSTENTÁVEL.
IMPLANTAÇÃO DA COOPERATIVA
ORGANIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE
A