Projeto consumo consciente
Projeto Consumo Consciente – interdisciplinaridade Durante o replanejamento para o segundo semestre de 2014, na escola estadual Dinorá Marcondes Gomes da cidade de Américo Brasiliense, foram criados projetos de incentivo a cidadania na escola. Um destes projetos seria “Consumo Consciente”.
A professora de química junto a outros professores de outras disciplinas aderiu a este projeto, relacionando os temas aprendidos com as consequências de consumo, e finalizando alguns temas com experimentos simples para reprodução por qualquer aluno.
Como primeiro item abordado o consumo de café, algo que é do cotidiano de todo aluno, na disciplina de química foram abordados os aspectos químicos da produção à preparação, foi discutida a estrutura molecular da cafeína, as consequências das doses terapêuticas (aumento da capacidade de trabalho) e sobre o consumo excessivo (dilatação dos vasos periféricos) citando fontes de pesquisa. Durante o experimento, foram discutidos itens relacionados aos procedimentos e termos utilizados em química, por exemplo, substituir a palavra “ferver“ por “entrar em ebulição”, ao invés de “ligar o fogo”; “iniciar a combustão” (inclusive neste momento pode-se perguntar quais os itens imprescindíveis para que ocorra a combustão). Deixar que os próprios alunos façam o experimento e posteriormente possam toma-lo, é algo que deixa-os maravilhados com a aprendizagem sobre algo que para eles é tão simples.
Outros temas que estão sendo trabalhados na escola:
Consumo de bebidas alcóolicas;
Consumo de cigarro;
Consumo de “fast food”;
Produção de lixo;
Consumo de água e a Sustentabilidade
Entre outros temas de importância para a formação de cidadãos.
Outras disciplinas como o português, trabalha a interdisciplinaridade com redações sobre cada aprendizado efetivo sobre cada tema; faz leituras de textos relacionados aos assuntos; teatro entre outras