PROJETO CHARGES EM SALA DE AULA
ADRIANE COSTA
EDINETE SCILLIERI
FRANÇUASA DOS ANJOS
PATRICIA ALMEIDA
SUSANE CRISTINA
CHARGES
MACAPÁ
2013
ADRIANE COSTA
EDINETE SCILLIERI
FRANÇUASA DOS ANJOS
PATRICIA ALMEIDA
SUSANE CRISTINA
CHARGES
Trabalho apresentado à disciplina lingüística geral textual e semântica curso de letras/Francês, do Instituto de Ensino do Amapá, como requisito avaliativo orientado pelo professor Especialista Tatiana.
MACAPÁ
2013
I – JUSTIFICATIVA
A charge é um recurso importante para o ensino/estudo da História não apenas por ser uma representação pictórica – o que de início já se define como uma provocação para os alunos mas também por ter como princípio inerente a possibilidade de reflexão sobre uma determinada situação, fato, idéia. Ao fazer a opção pelo trabalho com a charge é importante reconhecer nesta linguagem um potencial para a reflexão histórica, não a encarando como mera ilustração, como muitas vezes acontece, particularmente em manuais didáticos. É importante levar o aluno a perceber a historicidade presente em outras fontes e linguagens que não o texto escrito. Isso pode contribuir para aguçar a sua capacidade de interpretação e espírito crítico, permitindo-lhe estabelecer relações entre fontes e/ou linguagens utilizadas no estudo de temas históricos.
A charge, de modo geral, tem como foco situações relativa ao contexto do autor, ou seja, tem limitação temporal. O chargista elabora uma crítica político-social acerca de fatos e idéias familiares ao cotidiano de sua época histórica. Quando analisada em seu contexto ou mesmo em outro, a charge possibilita contato com a visão do chargista a respeito de determinada situação. Desta maneira, constitui-se em importante documento histórico para a compreensão de uma determinada interpretação relativa a um fato específico.
II – OBJETIVOS
Geral
Desenvolver o conhecimento dos alunos sobre a sua