Projeto: casa de apoio e lazer ao idoso no município de arame - ma
[pic]
Projeto Social Idoso Empeendedor
Construção de Horta Social Hidropônica
2013
Fortaleza-ce
Introdução
Hidroponia é a ciência de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio líquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (vermiculita, por exemplo).
Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus, por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia.
Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.
Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte.
Justificativa
O benefício social obtém-se como produto da mudança das condições de vida da família, considerando uma melhor qualidade de vida, a proteção da saúde e a obtenção de renda extra.
Outro benefício reflete-se na mudança de atitude das famílias e comunidades, que deixam de ser membros passivos para se converter em membros ativos no processo do seu próprio desenvolvimento.
Além da horta hidropônica nos ajudar no combate de doenças infecto-contagiosas, como o tifo, o cólera e a hepatite, as quais são freqüentemente produzidas pela contaminação das águas e pela falta de cuidado no manuseio de alimentos ou hortaliças. A horta também nos proporciona alimentos variados, mais frescos e nutritivos.
Quando o Homem decide fazer agricultura, o faz agredindo o meio ambiente o qual pertence. Cabe sim, fazê-lo com o menor impacto ambiental possível.
Entretanto, no cultivo tradicional atual, tem-se dificuldade em