projeto brena
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: Projeto de Pesquisa em Serviço Social ALUNAS:
Título Atividade:
Itapipoca – Ceará
25 de maio de 2015
Resumo: As tecnologias de informação fazem parte da chamada “revolução informacional”, recurso amplamente incorporado nos processos produtivos com vistas a conseguir crescentes aumentos de produtividade. Partimos da premissa que tais tecnologias partes das forças produtivas, e se apresentam como uma nova dimensão colocada ao Serviço Social, exigindo dos Assistentes Sociais, o aprendizado e domínio dessas tecnologias. Portanto, nos propomos a fazer uma reflexão introdutória, relacionando as tecnologias de informação e a profissão do Assistente Social.
Palavras Chaves: Serviço Social, Tecnologia da Informação, Forças Produtivas.
Introdução O presente trabalho tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias de informação aplicadas aos processos de trabalho dos Assistentes Sociais. Fazendo um recorte mais preciso ainda, enfocaremos o uso de bancos de dados eletrônicos, planilhas, editores de textos ou ainda outros aplicativos, encontrados em programas de computadores ( softwares ), que visam sistematizar e facilitar a utilização dos instrumentos e técnicas profissionais. A premissa subjacente à escola destas ferramentas é que seu uso redunda no aumento da produtividade do trabalho. A princípio, tentaremos abordar o conceito de tecnologias de informação aplicadas aos processos de trabalho a partir de dois autores, Castells e Lojkine. Nossa análise estará apoiada na teoria de Marx. A seguir estaremos analisando de forma introdutória, o rebatimento das tecnologias de informação no Serviço Social.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO O debate sobre as tecnologias de informação nos processos de trabalho do Serviço Social não pode ser encarado como algo isolado do conjunto das condições históricas e sociais. Nesse sentido, afirma-se, mais do que nunca a