Projeto Arca de Noé
Apresentação
A leitura e a escrita são um objeto de profunda apreciação para todo e qualquer educador. É preciso resgatar o prazer da leitura partindo das assertivas de Freire, que destaca que leitura implica necessariamente em ler o mundo. O papel social da literatura infantil deve ser necessariamente restituído na prática pedagógica.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Documento Introdutório, "as instituições de Educação infantil (pré-escolas) consolidam hoje, que, um objetivo essencial na formação de crianças que estejam aptas para viver e relacionar-se em uma sociedade plural, democrática e em transformações constantes (...) Ela deve intervir com intencionalidade educativa de maneira eficiente visando a possibilitar uma aprendizagem significativa e favorecer um desenvolvimento pleno, de forma a tornar essas crianças cidadãs numa sociedade democrática" (MED/SEF, 1998).
Embora em passos lentos, entretanto significativos, atualmente, a alfabetização vem deixando de ser vista como um momento estanque e passou a ser compreendida como um processo, no qual a Educação infantil tem papel fundamental e constitutivo.
Consequentemente, torna-se necessário estimular e possibilitar cada vez mais o interesse da criança para que, mesmo carregado de significados, o aprendizado não se perca no curso do tempo.
O Projeto “Vinícius de Moraes na Arca de Noé” vem proporcionar um espaço para compreensão e exploração da linguagem poética traçando novos desafios para o processo ensino – aprendizagem tornando a sala de aula um espaço encantador de trocas, de afeto, respeito mútuo e cidadania.
Justificativa
A linguagem é patrimônio da humanidade, seja ela oral ou escrita, culta ou popular, formal ou informal; é a expressão de sentimentos, relações, vivências do próprio mundo que nos cerca.
A linguagem poética é pouco explorada. Muitos alunos só têm a oportunidade de descobrir a riqueza da