mundo do ronaldo
“Como cada animal anda?”
Diante disso, pensamos em um projeto que pudesse responder a todos esses questionamentos e que, durante sua realização, pudesse instigar outras curiosidades. Pensamos em um projeto que tivesse um fio condutor e, principalmente, atendesse ao interesse e às expectativas das crianças.
Com isso, tendo a história A Arca de
Noé, de Ruth Rocha, como condutor de todo o projeto, decidimos levar adiante a proposta, dando a ela o mesmo nome do livro. Demos início ao trabalho contando a cada dia um pouquinho mais dessa história. Inicialmente, conhecemos um homem chamado Noé. Vimos que ele era uma pessoa igual a cada um de nós. Ele também tinha cabeça, olhos, ombro, braços, pernas, pés iguais aos nossos. E com o objetivo de conhecer as partes do corpo e nomeá-las, construímos um Esquema Corporal desenhando Noé. O nosso amigo João Pedro nos ajudou bastante nessa atividade.
Depois, fomos ao pátio e desenhamos no chão o corpo de cada criança, nomeando cada parte do seu corpo com ajuda dela.
Vimos também que esse homem tinha um nome. Ele se chamava Noé. O Maternal IA percebeu, então, que cada pessoa possui um nome. Com isso, para as crianças conhecerem e visualizarem o nome dos amigos e os seus próprios nomes, foram apresentados ao Maternal os Cartões da Chamada. Nestes estão escritos os nomes de cada uma das crianças com suas respectivas fotos. A cada dia fazemos diferentes brincadeiras com estes cartões para saber se alguém faltou a