Projeto Anfigranja Corrigido
4256 palavras
18 páginas
Projeto de Instalação de uma Anfigranja destinada a Recria de Rã Touro (Lithobates catesbeianus) em uma propriedade rural na cidade de Quaraí, na região Centro Oeste do Rio Grande do Sul.Daniele Calvano
Elizandra Guarizi
Uruguaiana, setembro de 2013
1 Enquadramento técnico do negócio
1.1 Tipo de negócio:
Ranicultura
1.2 Setor da economia:
Primário
1.3 Ramo de atividade:
Agrícola
1.4 Produtos ofertados:
Carne de Rãs Touro (Lithobates catesbeianus) comercializadas vivas para abate.
2 Proponente
2.1 Proprietários:
Daniele Macagnani Calvano
Elizandra Guarizi
2.2 Localização:
Município de Quaraí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Br 377 – 30°07’52.78” S 56°25’24” O
2.3 Principais atividades realizadas na propriedade:
Ranicultura
3 Responsáveis técnicos:
Daniele Macagnani Calvano
Elizandra Guarizi
4 Justificativa
O Brasil está em situação privilegiada quanto à criação de rã e oferta de produtos derivados. Existe uma demanda espontânea por esse tipo de carne com o mercado potencial maior que a oferta (BAGGIO 2009). A implantação de um ranário no centro oeste no Rio Grande do Sul seria uma nova maneira rentável aos vários produtores rurais, favorecendo economicamente esta região. O sistema escolhido para o cultivo foi o Sistema de Anfigranja, composto por baias, divididas em abrigos, cochos e piscina constituindo as instalações de recria (crescimento final) dos anuros. Sua estrutura original é toda de alvenaria, disposta sob um galpão coberto com telhas de amianto, cercado de tela para evitar fugas e predadores. (FERREIRA et al, 2002)
A preferência por este sistema deve-se, principalmente, a sua eficiência na redução da mortalidade e tempo de abate dos animais, assim como, ao aumento da densidade de rãs por metro quadrado. (FEIX et al, 2004)
5 Discussão da propriedade
Esta propriedade, localizada na zona rural no município de Quaraí, é de posse de um dos sócios e atualmente não há nenhuma atividade exercida dentro de seus limites.