Projeto Anfigranja Corrigido

4256 palavras 18 páginas
Projeto de Instalação de uma Anfigranja destinada a Recria de Rã Touro (Lithobates catesbeianus) em uma propriedade rural na cidade de Quaraí, na região Centro Oeste do Rio Grande do Sul.

Daniele Calvano
Elizandra Guarizi

Uruguaiana, setembro de 2013
1 Enquadramento técnico do negócio

1.1 Tipo de negócio:
Ranicultura
1.2 Setor da economia:
Primário
1.3 Ramo de atividade:
Agrícola
1.4 Produtos ofertados:
Carne de Rãs Touro (Lithobates catesbeianus) comercializadas vivas para abate.
2 Proponente

2.1 Proprietários:

Daniele Macagnani Calvano
Elizandra Guarizi

2.2 Localização:

Município de Quaraí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Br 377 – 30°07’52.78” S 56°25’24” O
2.3 Principais atividades realizadas na propriedade:

Ranicultura
3 Responsáveis técnicos:

Daniele Macagnani Calvano
Elizandra Guarizi

4 Justificativa

O Brasil está em situação privilegiada quanto à criação de rã e oferta de produtos derivados. Existe uma demanda espontânea por esse tipo de carne com o mercado potencial maior que a oferta (BAGGIO 2009). A implantação de um ranário no centro oeste no Rio Grande do Sul seria uma nova maneira rentável aos vários produtores rurais, favorecendo economicamente esta região. O sistema escolhido para o cultivo foi o Sistema de Anfigranja, composto por baias, divididas em abrigos, cochos e piscina constituindo as instalações de recria (crescimento final) dos anuros. Sua estrutura original é toda de alvenaria, disposta sob um galpão coberto com telhas de amianto, cercado de tela para evitar fugas e predadores. (FERREIRA et al, 2002)
A preferência por este sistema deve-se, principalmente, a sua eficiência na redução da mortalidade e tempo de abate dos animais, assim como, ao aumento da densidade de rãs por metro quadrado. (FEIX et al, 2004)
5 Discussão da propriedade

Esta propriedade, localizada na zona rural no município de Quaraí, é de posse de um dos sócios e atualmente não há nenhuma atividade exercida dentro de seus limites.

Relacionados