projeto AC
Tema: ANHANGUERA NA PRÁTICA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO: “Intolerância x Violência: a não aceitação das diferenças”
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA CONSCIENTIZANDO A COMUNIDADE
O objetivo principal da campanha é promover uma reflexão no alunado sobre as raízes e males da intolerância entre as pessoas e mobilizá-los na defesa de uma sociedade mais condescendente para uma melhor convivência social. Este projeto atividades complementares proporcionará aos alunos informações sobre o aumento de casos de intolerância entre as pessoas, as suas raízes, assim como as suas consequências. O projeto permitirá que cada aluno perceba na sociedade os atos de exclusão por raça, gênero, opção/condição sexual, renda, deficiência e/ou outras características que precisam ser tratadas com ações de conscientização para reduzir/eliminar a intolerância. Os alunos universitários deverão, enquanto agentes transformadores, assumir o papel de fazer a diferença nesta sociedade, agindo com mais tolerância e ajudando seu grupo de convivência ganhar a consciência de que para viver em harmonia social precisamos respeitar as diferenças.
A intolerância é a não aceitação das diferenças e motivo das inúmeras e diversas violências registradas no dia-a-dia. A violência deve ser pensada dentro de um contexto histórico e antropológico: o que consideramos violência hoje, não necessariamente era tido como algo extremamente agressivo em outros tempos, assim como o que são considerados atos de violência em uma determinada cultura, talvez não seja agressão numa nação de costumes diferentes. De maneira geral, a violência é tudo aquilo que agride o ser humano.
A proposta do Projeto Atividades Complementares de 2014-1, com a temática “Intolerância x Violência: a não aceitação das diferenças” desenvolverá alunos com responsabilidades sociais e atuantes em prol de uma comunidade mais consciente da necessidade do respeito