PROJETO ABOLiçãoO DA ESCRAVIDãO
1284 palavras
6 páginas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UNIFICADA CAMPOGRANDENSELEONARDO FÉLIX OWERNEY
GLEICE CHAVES MAGALHAÉS
JOSÉ CABRAL PERES NETO
OS MOVIMENTOS QUE LEVARAM A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO
Rio de Janeiro
2014
LEONARDO FÉLIX OWERNEY
GLEICE CHAVES MAGALHAÉS
JOSÉ CABRAL PERES NETO
OS MOVIMENTOS QUE LEVARAM A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO
Trabalho apresentado a Professora Marcia Vasconcelos como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina História do Brasil Império, no Curso de Licenciatura em História da Fundação Educacional Unificada Campograndense.
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO
A sociedade brasileira foi marcada historicamente por vários fatores ocorridos desde sua formação, porem um episódio tem um peso importante para compreendermos e buscarmos o entendimento sobre fatores de nossa cultura tanto do passado como no presente, pois marcou contundentemente nossa história, é a escravidão.
No contexto da escravidão no Brasil, o trabalho aqui realizado buscará a partir dos textos de Eduardo Silva “As camélias do Leblon” (São Paulo, 2013) e Maria Helena Pereira Toledo Machado com “Teremos grandes desastres, se não houver providencias enérgicas e imediatas. A rebeldia dos escravos e a abolição da escravidão” (Rio de Janeiro, 2009) uma relação entre os autores que aponte para uma nova perspectiva sobre a abolição e suas verdadeiras origens, analisando os fatores que levaram de fato a assinatura da Lei Aurea pela Princesa Isabel, de forma imediata e sem indenizações.
Figura 1-Lei Aurea em http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/lei-aurea/
PROJETO DE ABOLIÇÃO GRADUAL
O Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, isso depois de vários debates entre parlamentares e tímidos projetos emancipacionistas que foram gradualmente sendo sancionados porem a todos frustravam e ninguém os entendiam.
Podemos citar como princípio do gradualismo as ações tomadas pelo Estado em relação aos africanos livres, anteriores ao emancipacionismo