Projecto de investimento turistico
TURISMO
EVENTOS I S 6 I 2013-2014
Questões
1. Registe a referência bibliográfica.
CASTRO, Sáskia; SOUTO, Wilken; SOUZA, Marcela, 2010. Turismo cultural: orientações básicas, 3ª edição. Disponível em: (consultado em: 17 fevereiro 2014 )
2. Distinga atração, evento e produto turístico (p. 15)
Atração turística pode ser compreendida como sendo património material (natureza, construído…) e imaterial (lendas, provérbios, contos…) que consiga motivar e atrair pessoas a uma determinada localidade turística enquanto que eventos são todos os acontecimentos previamente planeados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas no mesmo espaço físico e temporal. O produto turístico compreende o que o turista vê, sente, experimenta e compra, desde o momento no qual deixa sua casa até regressar a mesma. Eventos e atraçoes são duas das varias caracteristacas do produto turistico.
3. Relacione o património histórico e cultural com as atrações e os eventos (p. 16-17)
O Turismo Cultural implica em experiências positivas do visitante com o património histórico e cultural e determinados eventos culturais, de modo a favorecer a percepção de seus sentidos e contribuir para sua preservação.
Considera-se património histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticos: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais, manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cénicas, festas e celebrações. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de património, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronómicos, religiosos,