Proje Oes Ortograficas
2154 palavras
9 páginas
1Você verá por aqui...
Nesta aula destacaremos as projeções ortográficas, desde sua utilidade até os procedimentos necessários para obtenção deste desenho técnico. Também daremos continuidade ao estudo e aplicação das Normas Brasileiras (NBR´s).
Objetivo
Rever a base teórica das projeções ortográficas;
Perceber a utilidade das projeções ortográficas;
Conhecer e aplicar a normalização do Desenho Técnico quanto aos tipos de linha e ao dimensionamento;
Conhecer os procedimentos e praticar o desenho das projeções ortográficas. 2
Para começo de conversa...
A visão que temos ao observar um lado de um objeto por vez se assemelha ao que vamos chamar de vistas ortográficas. Para isso, deve-se fazer um esforço e ignorar a visão de outros lados, pois, naturalmente, vemos o mundo em perspectiva.
3
Referencial
Na aula 08, quando falamos da classificação das projeções, vimos que as projeções ortogonais são projeções cujos raios projetantes são paralelos entre si. Desta forma, um objeto que tenha uma face paralela a um plano de projeção terá nesse plano uma projeção em verdadeira grandeza (V.G.), ou seja, a projeção da face será igual à face, em outras palavras, suas dimensões não serão alteradas. Isso faz das projeções ortogonais um tipo de desenho mais prático, sendo o mais adotado nos processos industriais de fabricação.
Mas por que chamar de projeção ortográfica?
Por que é uma forma de grafia, escrita, aonde o objeto é representado pelas suas projeções ortogonais.
Estas projeções também poder ser chamadas de vistas ortográficas, pois simulam a visualização do objeto numa posição oposta ao plano de projeção.
A face que é vista =
A face que é projetada Figura 1 – Vistas ortográficas e projeções ortográficas.
Fonte: Autor.
Revendo conceitos...
É importante destacar que a leitura das projeções ortográficas se dá de forma conjunta e integrada considerando-se a teoria Mongeana (Gaspard
Monge e a Geometria Descritiva) do desenho projetivo.
Sabendo disso, responda: O