prointer
POLO DE SOBRAL
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
WILLIAM FERREIRA SOUZA
RA 7930705290
Desafio Profissional
ESTADO E PODER LOCAL, FINANCIAMENTOS PÚBLICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
TUTOR EaD ANTONIO JOÃO FERREIRA JUNIOR
MASSAPÊ / CEARÁ
2014
INTRODUÇÃO
A introdução ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, não devendo antecipar as conclusões e recomendações decorrentes do estudo.
Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter das ideias e da matéria tratada. Em suma, apresente o que será apresentado no decorrer do Desafio e seus objetivos.
PASSO 1: AJUDE ANA A COMPREENDER O SISTEMA DE SAÚDE NO CONTEXTO FEDERATIVO BRASILEIRO
a) Identifique as principais origens dos problemas na organização do sistema de saúde durante o percurso de Ana.
Os dois principais problemas que Ana enfrenta é a dificuldade de mobilidade, pois em sua cidade não oferece o serviço médico que ela necessita e a carência de profissionais médicos especialistas, no caso dela, ginecologista.
b) Como se organiza a relação entre os municípios?
Os municípios parecem organizar-se de forma independente entre si, sem uma devida comunicação.
c) Tomando como referência o modelo de federalismo adotado no Brasil, como pode ser interpretado o caso de Ana?
No modelo de federalismo adotado no Brasil em que os municípios, estados e são politicamente independentes um do outro é até comum pensar que é normal que existam diferenças entre os entes políticos, porém os impostos são arrecadados pelos estados, que repassam para o governo federal que então os redistribui de maneira proporcionalmente igualitária entre as unidades federativas, portanto, se considerarmos duas cidades com a mesma quantidade de habitantes e que haja uma diferença considerável em relação aos serviços públicos prestados,