Prointer 2
As normas NBR ISO 14.001 e NBR ISO 14.004 descrevem os elementos básicos de um Sistema de Gestão Ambiental - SGA - eficaz para uma organização de qualquer natureza e tamanho, assim como apresentam algumas orientações sobre como iniciá-lo, aprimorá-lo e mantê-lo. Entretanto, as normas não dizem como o sistema deve ser elaborado e também não definem os critérios de avaliação do desempenho ambiental das organizações, destacando apenas que o SGA deve ser adequado ao tipo, ao porte e à realidade socioeconômica das mesmas.
Este fato cria uma certa dificuldade no entendimento das normas e na implementação do SGA, que é ainda mais ressaltada no caso das Pequenas e Médias Indústrias – PMI’s, que, além de enfrentar restrições financeiras, possuem recursos limitados em termos de mão-de-obra técnica especializada, têm necessidade de suporte prático para aconselhamento nas questões ambientais do negócio e esperam pequeno retorno na sua imagem como resultado da aplicação de ações visando a melhoria da performance ambiental.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
A EMPRESA 5
MISSÃO 6
VISÃO 7
VALORES 8
ANÁLISE DE OPORTUNIDADES 9
RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ÉTICA NO MARKETING 10
GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL 11
CONCLUSÕES 12
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
O presente Projeto Interdisciplinar Aplicado ao curso Superior de Tecnologia II tem por finalidade apresentar a primeira parte do projeto de apresentação de uma empresa mais sustentável.
O sistema de Gestão Ambiental é um processo voltado a resolver, mitigar e / ou prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de desenvolvimento sustentável.
Podemos definir sistema de gestão ambiental (SGA) segundo a NBR ISSO 14001, como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as praticas, os procedimentos, os processos e recursos para aplicar, elaborar, revisar e manter a politica ambiental da empresa, que é a auto- declaração da empresa em relação as suas intenções e