Programas do governo para a área da saúde. ( hiperdia, sinam, sinas, siscolo e etc.)
2589 palavras
11 páginas
1. INTRODUÇÃOO presente trabalho trata-se de um artigo de opinião com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas em relação a certos programas desenvolvidos pelo ministério da saúde e que estão em prática em algumas unidades de saúde.
Nesse presente trabalho contém informações dos seguintes programas: Hiperdia, Comitê de mortalidade infantil, projeto viva a vida, farmácia de minas, sisvan, sinan, sim, sinasc, siscolo e psf.
2. HIPERDIA
O Hiperdia é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
2.1 Qual o objetivo do programa Hiperdia? Fazer o acompanhamento de pessoas hipertensas e diabéticas e identificar a prevalência de medicamentos de uso contínuo para tratar Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) que constam no Hiperdia.
2.2 Como funciona o Hiperdia? O Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.
2.3 Vantagens do programa Hiperdia: Fornece tratamento as pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes.
3. PROJETO VIVA A VIDA
O projeto Viva Vida tem o objetivo de promover assistência durante toda a gestação, proporcionando um pré-natal sem risco para mãe e bebê. O Sisprenatal e o pré natal de alto risco são programas que fazem parte do projeto viva a vida.
3.1 Sisprenatal: objetivo: desenvolvimento de Ações de Promoção, Prevenção e Assistência à Saúde de Gestantes e Recém-Nascidos, ampliando esforços no