Programar em C autenticador de usuario com senha criptografada
Neste programa os administradores de sistema podem incluir, excluir e desbloquear usuários. Para isso basta logar com uma conta de usuário com privilégios administrativos (Admin, Presidente ou VPresidente) – para acessar essas funções também é necessário entra com a senha de letras.
Quando o programa é iniciado, os usuários e as senhas (criptografadas) são jogados dos arquivos para a memória na forma de lista, já em ordem alfabética. Quando um administrador adiciona ou exclui um usuário, ao terminar o programa corretamente (função sair do menu principal) essas alterações são gravadas em arquivo.
Qualquer usuário pode alterar sua senha, para isso basta logar e digitar uma nova senha que contenha de 6 a 16 digitos. Esta nova senha será gravada em arquivo quando o programa for encerrado e substituirá a antiga.
É preciso tomar cuidado para não modificar manualmente os arquivos pois se o arquivo que contem o numero de usuários cadastrados não conter o valor inteiro correto, será impresso lixo nos arquivos usuários.txt e senhas.txt.
Foi incluído um arquivo chamado backup.rar que contem os usuários e senhas padrões, junto com o numero de usuários correto – caso algum erro ocorra.
Não foi incluído um algoritmo para descriptografar a senha armazenada pois é mais seguro criptografar a senha digitada e comparar com a senha armazenada já criptografada. Um algoritmo para descriptografar as senhas é semelhante ao de criptografia mais como não foi necessário não foi incluído.
void load () /* Função que carrega para memoria Usuarios e Senhas de arquivo e os coloca em uma Lista em ordem alfabética */
{
FILE *file=fopen(filename3,"r"); FILE *file2=fopen(filename4,"r"); FILE *file3=fopen(filename5,"r"); int i,tipo,achou; if (L==0) /* Se L for 1 a função load já rodou 1 vez, ela soh pode rodar 1 vez pois se naum ela reescreve as senhas e se o usuario troca sua senha enquanto o programa