Programa de saude bucal
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
COORDENAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE BUCAL
O Brasil avançou na prevenção e controle da cárie em crianças, mas a situação em adultos e idosos ainda é preocupante. Para mudar este quadro e universalizar o acesso à saúde bucal, o governo criou o Brasil sorridente o maior programa de atendimento odontológico público e de graça do mundo, dados do ministerio da saúde montram que as ações de prevenções têm evitado a extração de 400 mil dentes por ano.
O Brasil Sorridente é um programa estruturado que englobam diversas ações do Ministério da Saúde e do governo federal que buscam melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira.
O lançamento do Brasil Sorridente ocorreu em março de 2004.
A prestação de serviços públicos de saúde bucal no Brasil caracterizava-se por ações de baixa complexidade. A grande maioria dos municípios brasileiros desenvolvia ações para a faixa etária escolar, de 6 a 12 anos, e gestantes. Os adultos e os idosos tinham acesso apenas a serviços de pronto atendimento e urgência, geralmente mutiladores. Isso caracterizava a odontologia como uma das áreas da saúde com extrema exclusão social. Segundo o Levantamento Nacional de Saúde Bucal em 2003, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, 20% da população brasileira já tinha perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não possuíam acesso regular a escova de dente. Mais de 80% dos adultos e mais de 90% dos idosos têm problemas que podem levar à perda dos dentes.
Nas duas últimas décadas, apenas algumas experiências isoladas ampliavam o acesso e desenvolviam ações de promoção e prevenção, além de