Programa de melhoramento para coelho
PROGRAMA DE MELHORAMENTO DE COELHO
INTRODUÇÃO
A carne de coelho criado e alimentado de acordo com as técnicas adequadas, é uma carne branca, saborosa e macia, de gordura branca, muito rica, isto é, possuindo elevado teor de proteínas, sais minerais, vitaminas, etc., e muito leve, ou seja, de fácil digestão, sendo considerada uma carne sofisticada, que satisfaz aos paladares mais exigentes.
Praticamente, a carne de coelho não apresenta colesterol em sua composição, pois nela encontramos apenas leves traços desse elemento considerado tão pernicioso à saúde.
No Brasil, atualmente, o consumo de carne de coelho ainda é muito irregular, apesar de ser uma carne que se adapta bastante ao gosto da culinária brasileira. O principal motivo pelo qual esse tipo de carne não é consumido em escala comparável às carnes mais comuns na alimentação do brasileiro é o tamanho reduzido da produção e a falta de organização no setor, que não vem conseguindo difundir o hábito do consumo e nem mesmo divulgar as grandes qualidades desta carne.
A cunicultura tem por suas vantagens o baixo custo, a remuneração rápida, sendo em criação de pequena escala na criação familiar ou uso doméstico, e até em maiores proporções visando exploração na carne, pele, pêlos, etc. Em vários países europeus e da América do Norte a produção de coelhos resulta em muitos ganhos econômicos, tendo em mente milhões de quilos de carne, toneladas de peles, destinada para vários fins, e uma enorme quantidade de pêlo, para fiação de tecidos especiais.
- CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:
a) O Programa de Melhoramento de Coelho (PROMECO) é rodado em apenas uma propriedade rural, que funciona como um rebanho Núcleo, fornecendo material genético através de reprodutores para rebanhos multiplicadores ou para rebanhos comerciais.
b) Não são adquiridos animais de outros rebanhos, os animais de reposição são do próprio rebanho.
c) Todos os animais de mesmo sexo recebem oportunidades iguais (Manejo e