Profund 2
A empresa PROFUND é uma fundição de latão de médio porte, cujos dois produtos principais, de grandes dimensões, são conexões tipo cotovelo, e derivações tipo Té. Os Cotovelos são fundidos em liga especial de latão, e os tês em liga padrão.
Há três meses a produção foi aumentada com a entrada em operação de uma segunda linha de produção: a linha 2. Foi necessário, então, aumentar o número de turmas que trabalhavam em turnos de revezamento, de duas turmas, A e B, para três turmas, A, B e C.
Com o aumento de turmas foi preciso remanejar pessoal experiente (moldadores, vazadores, rebarbadores, chefe de turma) das turmas A e B para a turma C, e contratar inspetores e chefe de turma novos.
2. O PROCESSO
O processo produtivo consiste simplifícadamente de duas linhas (l e 2) de produção independentes compostas de moldagem, carga, fusão, vazamento, desmoldagem, rebarbação, inspeção, armazenagem e expedição.
A sequência de produção inicia-se com a preparação da carga do forno, orientada pelo chefe da turma, onde o torneiro pesa e adiciona as matérias-primas. Após a fusão, o Vazador enche os moldes que vieram da moldagem e os transfere para as áreas de resfriamento e desmoldagem. Em seguida, as peças desmoldadas vão para a área de rebarbação. As peças prontas sofrem inspeção 100%, sendo então separadas as peças boas das defeituosas.
Os defeitos que podem aparecer são:
- trincas;
- porosidades;
- dimensionais.
As peças com defeitos ou são sucateadas, ou voltam à produção para serem recuperadas. De qualquer forma causam um aumento indesejável de custo.
3. O PROBLEMA
A produção vem cumprindo normalmente a programação e as vendas tem se mantido dentro do planejado. Porém, o setor financeiro reclamou junto ao Diretor-Presidente de um aumento dos custos devido a refugos e retrabalhos a partir da entrada da nova linha em operação.
O Diretor-Presidente, irritado, ainda mais que a redução de custos era uma das diretrizes para o ano, telefonou para o