Profuncionário memorial módulo III
Este módulo é composto por oito unidades cujo tema é Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.
Neste módulo estudamos sobre os mais variados temas, dentre eles, foram destacados a importância do devir humano, ou seja, a transformação da natureza humana.
Este módulo chama a nossa atenção a problematizar algumas questões, tais como investigar e criticar nossa participação, enquanto seres humanos, na vida da escola, tendo em vista a construção de nossa identidade profissional, enquanto trabalhadores da educação. O “tornar-se humano e profissional”, é um assunto constante no referido módulo. Pois, o devir humano se da principalmente pela cultura, através da convivência com o outro, trocamos experiências tanto social, cultural e histórico. Com a nossa integração na sociedade, passamos a aprender e a construir uma nova maneira de vivermos e de enxergarmos o mundo a nossa volta. Quando trocamos experiências, estamos aprendendo e ensinando ao mesmo tempo, afinal, estamos vivendo em constante evolução e podemos mudar nossa maneira de pensar, falar, agir e até nos adaptarmos a costumes diferentes, mudar nossa crença, enfim o ser humano transforma o mundo para melhor vivê-lo.
A escola também é muito importante para a evolução do devir humano, pois é o espaço da diversidade onde se reúnem culturas diferentes, homens e mulheres com diferenças raciais, costumes e crenças, além de muitas outras diferenças que temos que aprender a conviver e a respeitar.
Este módulo destacou também a importância da linguagem na convivência humana, e as várias formas de comunicação. Nós humanos somos os únicos seres que utilizam a linguagem, a palavra e escrita para nos comunicar. Mas nem todo o ser humano consegue interpretar ou entender um texto, uma leitura, um artigo, isto depende da maturidade intelectual própria de cada um, por isso algo escrito numa linguagem conotativa ou denotativa é entendida de várias formas, mas na linguagem formal e dentro da