Proesde 4
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
TURISMO
Grupo:
Miriam Carboni
Florencio
Vanessa Fontana
Município de Grão Pará
Trilha da Serra Furada
Caminhada longa, locais íngremes, por trilha estreita no meio da Mata
Atlântica, com duração aproximada de 2 horas, percurso de 2 Km até o furo. Existe a possibilidade de se fazer caminhada também até a cachoeira que fica em posição inversa ao furo, com percurso de aproximadamente 1 Km, trilha passando por dentro do rio.
Não é possível acesso a idosos e crianças por questões de segurança, pois recomenda-se vigor físico e botas com solado de borracha.
Observação: há possibilidade de encontrar animais durante o trajeto.
Serra do Corvo Branco
Localizado na divisa com o município de Urubici, a Serra tem esse nome por causa do Urubu-rei, uma ave que era facilmente encontrada no passado. A principal característica da Serra é uma fenda de 90 m no rochedo, trabalho este feito por caboclos permitindo o acesso dentro dela. Subir a serra é uma aventura, onde o visitante vai se deparar com uma paisagem de encher os olhos.
Município de Lauro Muller
As cachoeiras e o ecoturismo desenvolvido nas propriedades particulares atraem os visitantes que buscam beleza natural com um pouco de adrenalina.
Entre estes diversos locais do município, podemos destacar a cascata na comunidade de Rio Capivaras
Alto. Com 43 metros de altura, a cachoeira, além de surpreender turistas, atrai os adeptos do rapel.
Monumento aos tropeiros
O Monumento aos Tropeiros é uma obra que vem homenagear um dos símbolos da cultura sul catarinense.
Representa a passagem dos tropeiros, que faziam montados em mulas e cavalos, intercâmbio comercial (troca de produção serrana por produtos litorâneos). A escultura está instalada na curva da Cascata Iluminada, na subida da serra. Feita com pedra basalto, a obra tem aproximadamente quatro metros de comprimento, um metro de altura e 70 centímetros de profundidade dentro de uma única pedra. A obra retrata um tropeiro