Produções textuais
Definição: A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A única diferença entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.(A. C. GIL).
Definição: O estudo e a aprendizagem, em qualquer área do conhecimento, são plenamente eficazes somente quando criam condições para uma contínua e progressiva assimilação pessoal dos conteúdos estudados. A assimilação, por sua vez, precisa ser qualitativa e inteligentemente seletiva, dada a complexidade e a enorme diversidade das várias áreas do saber atual.
O desenvolvimento da pesquisa documental é semelhante aos passos da pesquisa bibliográfica. Há que se considerar que o primeiro passo consiste na exploração das fontes documentais de primeira mão, que não receberam qualquer tratamento analítico, tais como: documentos oficiais, reportagens de jornal, cartas, contratos, diários, filmes, fotografias, gravações, etc. De outro lado, existem os documentos de segunda mão, que de alguma forma já foram analisados, tais como: relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas, etc.
A QUE NOS REMETE:
Tendo em vista, em termos de especialização, para o estudante/pesquisador a necessidade de informação completa de sua área, bem como um conhecimento razoável em áreas afins é necessário buscar a informação através de uma documentação elaborada criteriosamente.
O didatismo tem criado uma série de vícios que se apegam a vida escolar, os quais remontam lá da escola primária e esterilizam os resultados do ensino.
Em termos de estudo e aprendizado não basta ouvir aulas, por mais brilhantes que sejam, nem adianta ler livros clássicos e celébres, ou seja, estes procedimentos somente irão