Produção Textual Interdisciplinar Administração de Empresas Macro e Microeconomia - UNOPARR
869 palavras
4 páginas
A inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um país ou região durante um período definido de tempo. Ela também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relação a elevação dos preços de bens e serviços. Quando a inflação está em um nível muito baixo, ocorre à estabilização dos preços, e assim, o valor dos produtos não aumenta.Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, Sobre a inflação, os economistas do mercado financeiro também subiram sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano. A previsão do mercado financeiro avançou de 5,80% para 5,83% para 2013. Foi a segunda alta seguida para este indicador. Já para 2014, a previsão dos economistas dos bancos ficou estável em 5,84%.
O presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que a inflação teria queda neste ano frente ao patamar registrado em 2012 (5,84%) e no ano de 2014. Embora ainda continue acreditando na desaceleração da inflação neste ano, o mercado prevê, entretanto, crescimento da inflação em 2014 – último do mandato da presidente Dilma Rousseff.
Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o IPCA. Para 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.
O conceito de juro diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças. Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo. Sendo eles definidos como simples e composto.
O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um determinado período não se