Gestão a SSt
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Disciplina: Gestão Aplicada a SST
Professor (a): Zilmara Peixoto Nakai
O texto da NR 4 no que se refere ao dimensionamento do SESMT diz no item 4.2: O dimensionamento dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho vincula-se à gradação do risco da, atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos quadros I e II anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. Vamos começar pela criação do SESTM e seguir pela NR4, quis dizer que o dimensionamento do SESMT é feito com base no grau de risco da atividade (que consta no quadro I) e número total de empregados (quadro II). Para fazer isso é necessário ir até o quadro I descobrir qual grau de risco da empresa. E depois disso no Quadro II (Dimensionamento do SESMT) veremos o grau de risco da atividade.
Com o cruzamento entre grau de risco e quantidade de funcionários é possível chegar ao resultado, o grau de risco serve para mensurar o risco de cada atividade. Essa medida é feita considerando a segmentação da empresa. Se está com o CNAE da empresa em mãos é só ir até a NR 4, e no quadro 1 procurar o CNAE da sua empresa. Assim que encontrar verá no canto direito o grau de risco, Se não tem o CNAE em mãos, então pesquise através do CNPJ da empresa no site da Receite Federal, anote o CNAE da empresa que foi mostrado no site. Após a consulta vá até a NR 4, e no quadro 1 procure o CNAE correspondente e assim que encontrar o CNAE verá o Grau de Risco. A Empresa será de fabricação de refrigerantes possuindo 195 funcionários tento um grau de risco 3. Contudo precisaremos de um técnico de segurança do trabalho seguindo o quadro de dimensionamento do SESTM.
O ciclo PDCA trata-se de um método de controle de processos utilizado pelo TQC (Controle da Qualidade). Este método do grego (meta=além de + hodos=caminho) que dizer como encontrar a melhor forma de se fazer algo, pelo menor