Produção multimidia
Visao geral
Introdução
A construção do projeto multimídia se faz através de um projeto. O escopo e a complexidade de um projeto multimídia variam muito, conforme a natureza do produto (tipo de aplicativos ou sítio), o porte deste e o público a que se destina. O sucesso de um aplicativo computacional é reflexo imediato da qualidade do seu processo de desenvolvimento, que pode ser uma tarefa construtiva e organizada, bem como pode ser um caos de papéis e pessoas, culminando com inúmeros problemas no produto final. O desenvolvimento de sistemas multimídia conta ainda com atributos de subjetividade, inerentes às tarefas de design dos recursos de mídia utilizados, que adiciona a este quadro algumas variáveis particulares.
Ciclo de vida
Para especificar uma metodologia de desenvolvimento tendo em vista o processo da qualidade, é necessário que se considere a seqüência básica de atividades envolvidas em seu desenvolvimento. Um modelo de ciclo de vida permite dividir a vida útil de um produto em fases bem-definidas, tornando possível administrar eficazmente estas fases. Através do ciclo de vida é possível determinar objetivamente em que ponto de progresso um projeto se encontra, e tomar medidas que possam ser necessárias para corrigir problemas e atingir os objetos de custos, prazos e resultados. O modelo apresentado abaixo expõem as seguintes fases: 1. Ativação - a equipe desenvolve as ideias iniciais do produto, feitas algumas estimativas preliminares, e e apresentada ao cliente uma proposta de projeto.
2. Especificação - conjunto das atividades que permitem a definição precisa e detalhada do produto que se quer desenvolver. Compreende na analise e o planejamento.
3. Desenvolvimento - conjunto das atividades que completam a construção e a colocação em operação do produto. Compreende o desenho, a implementação e a implantação.
4. Operação - o