producao textual 2 semestre gestao financeira
O processo de globalização das finanças forçou as empresas a repensarem a melhor maneira de controlar suas finanças independentemente do segmento de atuação. Partindo dessa ideia, os empresários começaram a se organizar e fazer uma análise da importância da gestão financeira para o controle do capital e geração de lucros, além de conhecer algumas ferramentas que podem ser utilizadas no intuito de melhor analisar e executar o trabalho do gestor.
Em um mercado financeiro cada vez mais complexo, onde as empresas estão inseridas de maneira peculiar, o gestor financeiro tem um papel cada vez mais importante dentro de uma empresa, principalmente, empresa de pequeno e médio porte.
Dividida em dois vértices, operacional e estratégica, a gestão financeira age no processo administrativo que influenciam diretamente no controle, decisão e execução de qualquer trabalho. Enquanto a gestão operacional atua no controle das movimentações monetárias realizadas pela empresa, a gestão estratégica é a união de todas as informações levantadas com a finalidade de transformar dados em ação, ou seja, de analisar os números que a empresa apresenta com critérios voltados para um desempenho desejado.
A gestão financeira está estreitamente ligada à contabilidade, com aproveitamento de dados contábil para evitar situações de desconforto financeiro e, principalmente, para saber com qual intensidade e em quais condições cada situação interfere nas finanças da