produ o textual individual 1 semestre
1 DESENVOLVIMENTO
1) No inicio do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970, influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento, no mundo e no Brasil. “Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:
a) Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais?
a partir da crise, iniciada nos anos 70 do padrão de acumulação e de regulação da economia, que configurou o longo período de crescimento do pós-guerra. No Brasil, todas estas transformações e, sobretudo a fragilização do Estado nacional em seu poder de intervenção na economia tem transferido nos últimos tempos aos governos locais e estaduais a responsabilidade de promoverem por si políticas de desenvolvimento econômico e social, o que ficou conhecido como “desenvolvimento de base local”.
b) Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local.
O desenvolvimento sempre foi visto como processo que chega a uma região ou desce de social. Durante a gestão presidencial 2003-2006, foram desenvolvidos esforços importantes de inclusão e mobilização na base da sociedade. O programa Bolsa Família atinge quase 45 milhões de cidadãos, um quarto da população do país. A capacidade de compra do salário mínimo aumentou de forma significativa durante o período, melhorando a situação de uma grande massa de assalariados e de aposentados. Foram gerados aproximadamente 6 milhões de empregos formais, somando os setores público e privado. O saneamento básico teve seus recursos triplicados, atingindo diretamente a população de mais baixa renda. A abertura de espaço nas universidades para jovens de poucos recursos cria novo alento na comunidade mais pobre.
O