Processos e Trajetórias dos Impulsos Nervosos: dos Estímulos às Respostas Motoras (Desenvolvimento Funcional do SNC na infância)
(Desenvolvimento Funcional do SNC na infância)
O sistema nervoso central (SNC) tem sua formação a partir de uma placa neural gerada por meio da camada embrionária ectoderme ainda na segunda semana de gravidez. A formação desse sistema passa por diversas fases, na primeira fase ocorre a proliferação neuronal, que vai do 2º até o 4º mês de gestação; logo depois na segunda fase ocorre a migração neuronal, onde inúmeros neurônios saem da sua zona de origem e vão a até a zona final; já na terceira etapa ocorre a organização neuronal, que se inicia no 6º mês de gestação e continua por vários anos; e por final ocorre a mielinização, que se inicia no 9º mês de gestação e se estende na vida adulta, se integrando na maturação neuronal.
Segundo Minkowski (1952 apud Ohlweiler 2001p. 26) a evolução do sistema nervoso central (SNC) inicia por ocasião da concepção e se estende até a idade adulta, sendo que o desenvolvimento psicomotor já é observado na vida intrauterina.
O cérebro humano passa por transformações ao longo da vida, ao nascer o cérebro de uma criança pesa em torno de 350 g, até chegar a pesar 1500 g na vida adulta, isso ocorre pelo o aumento das células, do número de interligações cerebrais e da mielinização. A mielinização dos neurônios ocorre quando se dá a formação da bainha de mielina nos axônios dos mesmos, meio pelo qual o estímulo nervoso é conduzido contribuindo para a diminuição do gasto de energia. No SNC a mielinização ocorre através dos oligodendrócitos, já no sistema nervoso periférico (SNP) são por meio das células Shwann.
O desenvolvimento neurológico, sensorial e psicomotor da criança depende do processo de maturação do SNC nos primeiros anos de vida. O qual está ligado ao processo de mielinização e a formação de sinapses, ao longo do qual acontece o surgimento de reflexos primitivos, depois passa por transição, e por fim, assumem um controle voluntário. Onde