Processos e threads
Respostas 04
4.1 – Um processo é formado por três partes: contexto de software, contexto de hardware e espaço de endereçamento, que juntas mantêm todas as informações necessárias à execução de um programa.
4.2 – Um processo também pode ser definido como o ambiente onde o programa é executado. Este ambiente, além das informações sobre a execução, possui também a quantidade de recursos do sistema que o programa pode utilizar como espaço de endereçamento, tempo do processador e área em disco.
4.3 - Eliminação de processos tem a função responsável por alocar em memória todos os recursos necessários à execução do processo. Função que aloca em memória, além do executável, o contexto do processo, o buffer de leitura/gravação (se necessário), além de listas e estruturas de controle utilizadas pelo sistema operacional. Nesta função também são estabelecidos vínculos físicos a arquivos em disco, fitas e outros periféricos que serão usados no processamento. Quando do fim da execução do programa, é esta função que desaloca todos os espaços em memória ocupados pelo processo, liberando-os para futuras alocações a outros processos;
Passo 4
Gerenciamento de Processo e Threads
PROCESSOS
O processo é uma instancia de um programa em execução. No controle e execução de um processo pelo SO as seguintes informações necessitam ser armazenadas. Código executável, espaço de memoria utilizado com distinção entre código, dados estruturas de controle, descritores do SO tabelas de arquivos, atributos de segurança e estado do processo, sendo ele executando, em espera e aguardando recurso. Há três tipos básicos de gerenciamento de processo.
Gerenciador por admissão, onde o gerenciador escolhe qual o processo ira executar e quando a depender de sua prioridade, geralmente utilizado em sistemas em tempo real.
Gerenciador por tempo médio e gerenciador por despachantes, onde define os processos a serem executados de acordo com eventos ocorridos no sistema. Os