Processos Quimicos
05/06/2014
Engenharia Química 5 A
Fundamento dos Processos Químicos
ÍNDICE
Introdução pág. 3
Reator químico pág. 4
Reator de fluxo em pistão pág. 4
Caldeira a vapor pág. 5
Principio de funcionamento pág. 5
Classificação da caldeira pág. 6
Tipos de caldeira pág. 6
Caldeiras Aquatubulares pág. 6
Hidrociclones pág. 7
Trocador de energia térmica pág. 7
Torre de destilação pág. 8
Referência Bibliográfica pág. 10
INTRODUÇÃO
Operações Unitárias são sequências de operações físicas necessárias à viabilização econômica de um processo químico, como, por exemplo: transferência de massa, transporte de sólidos e líquidos, destilação, filtração, cristalização, evaporação, secagem, etc. Cada uma das etapas sequenciais numa linha de produção industrial é, portanto, uma operação unitária.
As operações Unitárias da Engenharia Química formam os princípios principais de todos os tipos de indústrias químicas e são fundamentais para o design das plantas químicas, fábricas e equipamentos utilizados com os quais serão abordados neste trabalho.
REATOR QUÍMICO
Numa definição genérica, reator químico é um recipiente onde ocorrem reações químicas, transferências de massa e calor. Em engenharia química, reatores químicos são vasos projetados para conter reações químicas de interesse e escala industrial. Projetistas garantem que a reação se processa com maior eficiência para o produto de saída desejado, produzindo o mais alto rendimento do produto, mas gerando o mínimo de custos para serem comprados e operarem.
Existem vários tipos de reatores químicos e várias maneiras de classificá-los. Quanto ao vaso (o formato mais básico do espaço físico onde se dão as reações), existem dois tipos principais básicos:
• Reatores em tanques
• Reatores em tubos
Ambos os tipos podem ser usado como reatores contínuos ou de