Processos Prim Rios
Natas de Aula
Processos Primários de Fabricação
,.
Belo Horizonte - 1\10
~
'\
'\
'\
'\
\
~~~.
~Sg~-~\U
Cj~V\- J~l
Princípios e fundamentos da fundição de metais
1- PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS
DA FUNDIÇÃO DE :METAIS
A fundição é um processo no qual um metal liquido flui pela ação da gravidade ou outra força qualquer para dentro da cavidade de um molde onde se solidifica na forma dessa cavidade. O termo fundido é aplicado para designar a parte resultante do processo. É um dos processos de fabricação mais antigos, que data de 6000 anos atrás. O principio da fundição parece simples: consiste em levar o metal à fase liquida, fazê-Ia escoar para dentro da cavidade de um molde, e esperar o seu resfriamento. Pode-se afirmar que o processo se apresenta como o "caminho mais curto entre a matéria prima e o objeto desejado, de uso imediato". No entanto, existem vários fatores e variáveis que devem ser levados em consideração para se realizar uma operação de fundição bem sucedida.
o processo de fundição inclui a fundição de lingotes e afundição de peças de formas variadas. O termo lingote é geralmente associado às indústrias metalúrgicas primárias: é um grande fundido de formas simples que deverá adquirir nova forma em processos subseqüentes tais como laminação, usinagem ou forjamento, A fundição em formas variadas envolve a produção de peças com geometrias mais complexas. Estas peças já saem com as dimensões mais próximas das dimensões finais desejadas.
Existe uma variedade enorme de métodos para a fundição em formas variadas. Isso o torna um dos processos de fabricação mais versáteis. Entre suas vantagens, podemos citar:
• A fundição pode ser usada para confeccionar peças de geometria complexa,· incluindo partes internas e externas.
• Alguns processos de fundição são capazes de produzir peças acabadas descartando assim
.qualquer processo de fabricação subseqüente para que a geometria e a dimensão desejada seja alcançada.
• A