Processos local condi
GENERALIDADES
Sob condições de armazenamento desfavoráveis e tratamento não profissional, a maioria dos produtos de borracha altera suas características físicas. Eles podem se tornar inúteis, por exemplo, por excesso de endurecimento ou maciez, por deformações permanentes bem como por descascamento, fissuras ou outras danificações na superfície.
As alterações podem ser geradas por influências como, por exemplo, de oxigênio, ozônio, calor, luz, umidade, solventes ou armazenamento sob tensão. Produtos de borracha corretamente armazenados e tratados continuam, durante muito tempo (alguns anos), com as suas características quase inalteradas.
ALMOXARIFADO
O Almoxarifado deve ser fresco, seco, livre de poeira e levemente arejado.
TEMPERATURA
A temperatura de armazenamento deve ser + 15ºC não podendo ultrapassar +25ºC ou, caso contrário, será gerado um endurecimento das características físicas ou um encurtamento da vida útil. A temperatura de armazenamento também não pode estar abaixo de -10ºC. Em geral, temperaturas baixas não prejudicam produtos de borracha mas, em temperaturas muito baixas, eles se tornam muito rígidos.
Produtos muito frios devem ser colocados, antes do emprego, durante um tempo mais longo, em uma temperatura acima de +20ºC. As colas e solventes não podem ser armazenados sob temperatura menor que 0ºC, e produtos de borracha feitos de certos tipos de borracha de cloropreno não podem ser armazenados em locais mais frios que +12ºC.
CALEFAÇÃO
Quando o almoxarifado possuir uma calefação, os aquecedores e as tubulações devem ser revestidos. As fontes de calor, nos almoxarifados, devem ser armazenados de tal forma que a temperatura dos produtos armazenados não ultrapasse +25. A distância entre o aquecedor e o produto armazenado deve ser de, pelo menos, 1(um) metro.
UMIDADE
Produtos de borracha não devem ser armazenados em almoxarifados úmidos. Deve-se tomar cuidado para que não seja produzida uma