Processos gerencias
O cérebro é o palco das funções mentais superiores; o que a mente comanda não ultrapassa os limites do funcionamento das estruturas cerebrais e as possibilidades dessas funções.
As células que recebem o calor, o toque, a luz e outros estímulos internos e externos levam as informações ao Sistema Nervoso Central, e é o lugar onde se inicia o trabalho do que se denomina córtex cerebral.
O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebrodos vertebrados, sendo rico em neurônios. É o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. Desempenha um papel central em funções complexas do cérebro como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento.
O córtex é quem nos dá condições de processar os dados. É a parte enrugada e repleta de dobras que aparece na superfície do cérebro. Divide-se em dois hemisférios. Cada hemisfério controla uma parte do corpo; o hemisfério esquerdo, a parte direita, e o hemisfério direito, a parte esquerda do corpo.
O córtex é subdividido em quatro lóbulos: frontal, parietal, temporal e occipital.
O córtex é constituído por cerca de 20 bilhões de neurônios, que parecem organizados em agrupamentos chamados micro colunas. É formado por massa cinzenta e responsável pela realização dos movimentos no corpo humano.
O neurônio é a célula nervosa considerada a unidade do Sistema Nervoso.
Tipicamente, o neurônio é constituído por um axônio (leva os dados do corpo celular adiante), um corpo celular e por dendrito (fibras que colhem dados dos neurônios e células da vizinhança).
Entre o axônio de uma célula e o dendrito de outra há um minúsculo espaço denominado sinapse.
Ali existe o neurotransmissor, veículo que possibilita a passagem dos dados entre as células nervosas.
Há dois tipos básicos de neurotransmissores, os inibidores e os excitadores. Já foram identificados mais de 60 tipos de neurotransmissores. Cada um deles é produzido por um tipo de neurônio.