Processos gerenciais - direção
Processos Gerenciais
Belo Horizone/MG
2011
2.4 Processos Administrativos: Direção
A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores e seus subordinados.
Ela constitui uma das mais complexas funções administrativas pelo fato de envolver todos os processos pelos quais os administradores procuram influenciar os seus subordinados a fim de que eles se comportem de acordo com as expectativas e consigam alcançar os objetivos propostos pela organização.
Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores a respeito do comportamento humano dentro da empresa.
De acordo com McGregor, existem dois estilos de direção baseadas em teorias acerca da natureza humana:
-Teoria X (tradicional): Leva as pessoas a fazerem exatamente o que a organização deseja, independentemente de suas opiniões e seus objetivos pessoais.
- Teoria Y (moderna): Propõe um estilo de direção participativo e democrático com base nos valores humanos e sociais.
A gestão de uma empresa é como um jogo, uma competição, e diante de um cenário de tantas mudanças radicais, exige-se a necessidade da criação de diversos indicadores que possibilitem o posicionamento estratégico diante do ambiente ao qual a empresa está inserida. Essa estratégia está em se conseguir um relacionamento entre a empresa e seu ambiente.
Quando valores e princípios são definidos, de forma explícita ou implícita, são esses mesmos valores e princípios que irão nortear o caminho das pessoas dentro das organizações.
Missão é um enunciado que define qual é o negócio da empresa, seus objetivos e a estratégia a ser adotada para alcançá-los.
Visão descreve a posição que a empresa deseja ter no futuro e provoca o empenho de todos na missão da organização. Alguns elementos da Missão e da Visão combinam-se para dar à organização os seus propósitos, objetivos e valores.
Se a Visão inspira e a Missão orienta, há necessidade desses