Processo de Repuxo
(Estampagem Profunda ou Embutimento)
Definição:
Conjunto dos processos de fabricação de peças, através da deformação de chapas geralmente a frio. Emprega-se a conformação de chapas para se fabricar peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas.
Classificação dos Processos:
A conformação de chapas metálicas finas (ou estampagem) pode ser classificada através do tipo de operação empregada. As principais são:
Estampagem por corte em prensa, dobramento e encurvamento,
Estampagem profunda (que também é conhecida pelos processos do embutimento ou repuxo).
Onde se aplica:
O processo é empregado na fabricação de diversas peças (pára-lamas; portas de carros; panelas; Copos, panelas de pressão, frigideiras, lixeiras, caixas de relógio, instrumentos musicais, tanques de radiadores, cartuchos, forma para bolo e componentes de carburador. etc.).
Defeitos durante o processo de Repuxamento.
O processo de Repuxo submete a chapa plana a um estado complexo de tensões e deformações que alteram sua espessura durante o processo. O estado típico de tensão varia conforme a posição da retirada do elemento de análise na peça que está sendo conformada. Para peças cilíndricas existem três diferentes estados de tensão: um na flange, um na lateral e um no fundo do copo, como pode ser visto na figura abaixo.
Borda da peça (flange): Na região da borda há tensões de compressão circunferência
(c < 0) e tensões de estiramento radial (_r > 0), sendo que as tensões compressivas são maiores, pois o punção força o metal das bordas na direção do centro. Com isso, há deformações atrativas na direção do comprimento (1 > 0) e compressivas na direção da largura (2 < 0). Pela lei da constância do volume, sabendo que 1 < 2, as deformações na direção da espessura são compressivas (3 < 0), isto é, há um aumento da espessura do material. À medida que o punção avança, intensificam-se as forças compressivas, podendo ocorrer um aumento